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Os Caça-Pistas 6º Ano (antigo 5ª Série)

Idade:  10 a 12 anos
Fabricante:  The Learning Company
Sistema: Win 9X/Me/XP/Vista/7
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Principal Tópicos Tela Ficha Técnica Comentários Dúvidas  
 
Uma onda gigantesca faz o navio dos Caça-Pistas naufragar. Quando Júlia e santiago recuperam a consciência, se dão conta de que estão numa desconhecida ilha vulcânica, e de que Carlos e Sofia desapareceram, assim como o restante da tripulação. E o que é pior: o vulcão está prestes a entrar em erupção! A desesperada busca pelos companheiros acaba revelando os segredos da ilha e de seus estranhos habitantes.
* Matemática: Tubarões à Vista (os alunos resolvem problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão para poder construir uma ponte sobre águas infestadas de tubarões), Rio Fumegante (conhecimentos de geometria e lógica serão necessários para a construção de uma ponte que atravesse um rio de enxofre em ebulição), Cara a Cara (nesse enigma de várias etapas, os alunos utilizam regras matemáticas específicas para transformar n° que aparecem nos criptoazulejos recolhidos durante o jogo. Cada uma dessas peças decodificadas deve ser colocada na fenda certa) e Caverna dos Tubos (3 tubos verticais foram divididos em pequenos segmentos. Os alunos praticam a soma de frações à medida que completam os tubos).
* Português: Ponte das Letras (uma ponte de palavras é construída à medida que os alunos escrevem corretamente as palavras ditadas pelo guardião.), Criptoazulejos Históricos (duas histórias, compostas por vários fragmentos foram embaralhadas entre si. O aluno deve determinar quais trechos correspondem a cada história e a seguir colocá-los na ordem certa abaixo de seus respectivos títulos. Trabalha história e compreensão de textos) e Enigma dos Peixes (em várias etapas, os alunos utilizam regras específicas para transformar as palavras que aparecem nos criptoazulejos recolhidos durante o jogo. Cada um deles, depois de decodificado, deve ser colocado em uma fenda com a palavra que lhe corresponde. O aluno desenvolve habilidades na área de linguagem e praticam conjugação verbal.).
* Geografia: Jardim Proibido (os alunos exercitam-se na leitura de mapas - legendas, longitude e latitude - enquanto conduzem a destemida Júlia em direção aos locais onde estão enterrados os criptoazulejos).
* Ciências: Câmaras da Biosfera (essa atividade é uma simples simulação predador-presa. O aluno coloca as espécies em uma câmara de simulação para determinar se essas espécies podem coexistir durante um determinado período) e Minissubmarino (os alunos reparam os circuitos elétricos danificados de um minissubmarino. Os circuitos devem ser consertados com os elementos fornecidos).

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